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RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ESCOLA (CULTURA JUVENIL)




A partir da leitura do artigo relações interpessoais: a construção do espaço artesanal no ambiente escolar e das experiências vividas durante o ciclo acadêmico deu-se o desenvolvimento desse texto.
Nos dias atuais ainda há quem acredite inclusive professores que a relação ente alunos e professores devem ser exclusivamente no ambiente escolar e apenas com assuntos de maneira geral relacionada á escola entre tanto. “Estabelecer vínculos afetivos, de forma que não comprometam e não modifiquem a postura e a ética profissional é fundamental para o bom funcionamento do trabalho e para que o processo de aprendizagem aconteça de forma prazerosa para o professor e para os alunos”. (FRESCHI e FRESCHI 2013, p5).
Quando se fala em educação sempre vêm em mente às concepções que Paulo Freire tem e partindo desse assunto o mesmo escreveu “O clima de respeito que nasce de relações justas, sérias, humildes, generosas, em que a autoridade docente e as liberdades dos alunos se assumem eticamente, autentica o caráter formador do espaço pedagógico” (1996, p. 103).
Um bom exemplo de que as relações interpessoais entre alunos e estudantes são benéficas para o bom desenvolvimento da aprendizagem dos mesmos se da pelo fato de que na maioria dos casos quando se tem um professor que mesmo agindo de forma profissional inseri conteúdos e mais conteúdos goela abaixo nos seus discentes sem saber ou se preocupar em como e esse assunto esta sendo assimilado na maioria dos casos o dito professor passa a ser considerado chato e ruim pelos alunos e por consequência surgem dificuldades de aprendizagem e aversão dos estudantes em querer aprender já que não existem relações entre professor e aluno que possam abrir espaços no convívio escolar entre os mesmos que façam com que essa situação possa ser revertida.
Em contra partida na maioria dos casos mesmo que com algumas exceções quando se tem um professor que apesar de lecionar um conteúdo no qual a sua turma esteja tendo dificuldade em aprender, o mesmo demonstra preocupação e se põe disponível a ajudar em horários alternativos assim como se dispuser a tirar duvidas em qualquer momento ele mesmo que indiretamente esta criando certa relação que faz com que seus estudantes percebam que há preocupação por parte do professor em querer que seus alunos realmente aprendam. Essas relações faz com que o processo de aprendizagem possa ser algo mais fácil de desenvolver.

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