Sabemos que atualmente devido as grandes transformações nas últimas décadas mudou muito o panorama brasileiro e a profissão do professor. Muitas são as discussões relacionada como a profissão tem sido exercida, voltada para uma atividade técnica subordinada ao conhecimento produzido pelos cientistas.
Outra
discussão relevante tradicional está na tradicional concepção da
vocação do ser professor, que historicamente dizia que exercer tal
profissão exigia um modelo de virtudes, capaz de mudar
comportamentos e atitudes.
Dessa
forma, ao refletir sobre a função do professor como um profissional
da educação que contribui para uma transformação qualitativa da
sociedade, há de se considerar a presença da responsabilidade
político-social na docência, haja vista que, a formação do
cidadão perpassa pela dimensão da formação política, pois esta
propicia formar cidadãos críticos e transformadores.
Atualmente,
educar tem se tornado uma tarefa cada vez mais exigente e de enorme
responsabilidade para um professor. E isso requer equilíbrio e
coerência entre orientação formativa, procedimentos pedagógicos
adaptados e expectativas dos implicados no processo, o professor e o
aluno.
Diante
disso, não se pode falar em aprendizagem sem falar no professor. O
contexto social na contemporaneidade impõe a prática educativa um
número de demandas muito grande, levando assim o educador do século
XXI a repensar a sua atuação em sala de aula e os enormes desafios
profissionais que enfrenta a fim de atender as exigências do
contexto atual.
O
professor do presente não pode ser apenas alguém que aplica
conhecimentos produzidos por outros, mas tenha de ser um sujeito que
assume a sua prática pedagógica a partir dos significados que ele
próprio lhe atribui. Alguém que, porque teve uma quantidade de
vivências com significados determinantes, é capaz de estruturar e
orientar a sua prática, selecionar determinados conteúdos, dar
prioridade a certas atividades e aprimorar a competência de aprender
a decifrar várias linguagens, percorrer diferentes motivações
humanas, ampliar o seu leque de experiências. Alguém que é,
sobretudo, capaz de cultivar as diferenças, criar oportunidades para
expandir o conhecimento, ampliar a convivência e a sensibilidade na
formação do aluno e se configura como modelo de competências e de
uma cultura de excelência numa diversidade de imagens e
representações.
Estes conhecimentos tem se tornado como desafio a ser vencido pelo professor a fim de que este se torne um profissional competente, o que no contexto educativo atual comporta da sua parte, ter a capacidade de articular, mobilizar e colocar em ação os conhecimentos adquiridos, as habilidades e os valores necessários pautados nos pilares da educação para que obtenha um desempenho eficiente e eficaz das atividades que a natureza do seu trabalho requer. São estas competências e o desenvolvimento pessoal que no decurso da formação devem ser estimulados numa perspectiva crítico-reflexiva que o levará o professor a compreender as suas responsabilidades.
Estes conhecimentos tem se tornado como desafio a ser vencido pelo professor a fim de que este se torne um profissional competente, o que no contexto educativo atual comporta da sua parte, ter a capacidade de articular, mobilizar e colocar em ação os conhecimentos adquiridos, as habilidades e os valores necessários pautados nos pilares da educação para que obtenha um desempenho eficiente e eficaz das atividades que a natureza do seu trabalho requer. São estas competências e o desenvolvimento pessoal que no decurso da formação devem ser estimulados numa perspectiva crítico-reflexiva que o levará o professor a compreender as suas responsabilidades.
Vale
ressaltar aqui a relevância da formação inicial, continuada e em
serviço como elemento de desenvolvimento pessoal e profissional do
professor da contemporaneidade. E que no mundo do trabalho
educacional contemporâneo, o docente perpassa por momentos
importantes que corroboram a tessitura da identidade profissional.
Esta construção intercala desafios que fortalecem o crescimento de
saberes sobre a prática pedagógica implicando tanto na formação
inicial quanto na formação continuada.
Disponível
em: aqui
Disponível
em: aqui
Disponível em: aqui
Comentários
Postar um comentário