Pular para o conteúdo principal

IDENTIDADE DO PROFISSIONAL DOCENTE FRENTE AOS DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE




Sabemos que atualmente devido as grandes transformações nas últimas décadas mudou muito o panorama brasileiro e a profissão do professor. Muitas são as discussões relacionada como a profissão tem sido exercida, voltada para uma atividade técnica subordinada ao conhecimento produzido pelos cientistas.
Outra discussão relevante tradicional está na tradicional concepção da vocação do ser professor, que historicamente dizia que exercer tal profissão exigia um modelo de virtudes, capaz de mudar comportamentos e atitudes.
Dessa forma, ao refletir sobre a função do professor como um profissional da educação que contribui para uma transformação qualitativa da sociedade, há de se considerar a presença da responsabilidade político-social na docência, haja vista que, a formação do cidadão perpassa pela dimensão da formação política, pois esta propicia formar cidadãos críticos e transformadores.
Atualmente, educar tem se tornado uma tarefa cada vez mais exigente e de enorme responsabilidade para um professor. E isso requer equilíbrio e coerência entre orientação formativa, procedimentos pedagógicos adaptados e expectativas dos implicados no processo, o professor e o aluno.
Diante disso, não se pode falar em aprendizagem sem falar no professor. O contexto social na contemporaneidade impõe a prática educativa um número de demandas muito grande, levando assim o educador do século XXI a repensar a sua atuação em sala de aula e os enormes desafios profissionais que enfrenta a fim de atender as exigências do contexto atual.
O professor do presente não pode ser apenas alguém que aplica conhecimentos produzidos por outros, mas tenha de ser um sujeito que assume a sua prática pedagógica a partir dos significados que ele próprio lhe atribui. Alguém que, porque teve uma quantidade de vivências com significados determinantes, é capaz de estruturar e orientar a sua prática, selecionar determinados conteúdos, dar prioridade a certas atividades e aprimorar a competência de aprender a decifrar várias linguagens, percorrer diferentes motivações humanas, ampliar o seu leque de experiências. Alguém que é, sobretudo, capaz de cultivar as diferenças, criar oportunidades para expandir o conhecimento, ampliar a convivência e a sensibilidade na formação do aluno e se configura como modelo de competências e de uma cultura de excelência numa diversidade de imagens e representações.
Estes conhecimentos tem se tornado como desafio a ser vencido pelo professor a fim de que este se torne um profissional competente, o que no contexto educativo atual comporta da sua parte, ter a capacidade de articular, mobilizar e colocar em ação os conhecimentos adquiridos, as habilidades e os valores necessários pautados nos pilares da educação para que obtenha um desempenho eficiente e eficaz das atividades que a natureza do seu trabalho requer. São estas competências e o desenvolvimento pessoal que no decurso da formação devem ser estimulados numa perspectiva crítico-reflexiva que o levará o professor a compreender as suas responsabilidades.
Vale ressaltar aqui a relevância da formação inicial, continuada e em serviço como elemento de desenvolvimento pessoal e profissional do professor da contemporaneidade. E que no mundo do trabalho educacional contemporâneo, o docente perpassa por momentos importantes que corroboram a tessitura da identidade profissional. Esta construção intercala desafios que fortalecem o crescimento de saberes sobre a prática pedagógica implicando tanto na formação inicial quanto na formação continuada.
Disponível em: aqui
Disponível em: aqui
Disponível em: aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novos arranjos familiares

Etimologicamente, família significa um grupo de pessoas vivendo sob o mesmo teto, composto pelo o pai, a mãe e os filhos , porém, ser família vai além disso. Família é quem contribui, de forma fundamental na formação do nosso caráter, nos ensinando, dando um norteamento de certo ou errado, repassando aprendizado. Família é cuidado, e independe de laço sanguíneo e/ou de morar no mesmo lugar. Família é afinidade, é quem nosso coração escolhe, por isso, os amigos também é nossa família; a que o coração pôde escolher. Família é sobretudo, a maior riqueza que alguém pode ter; é amor, é torcida, é “empurrar” para o melhor. Sendo sobretudo, amor e cuidado, é preciso ter empatia ao olhar os vários arranjos familiares. Onde a composição de família nem sempre é de pai e mãe. Por vezes é composta apenas por uma mãe que é valente e desempenha também o papel do pai, tendo que criar seu filho na ausência do mesmo. Tal mãe é dona de casa e ao mesmo tempo é quem precisa sair para “batalhar...

RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ESCOLA (CULTURA JUVENIL)

A partir da leitura do artigo relações interpessoais: a construção do espaço artesanal no ambiente escolar e das experiências vividas durante o ciclo acadêmico deu-se o desenvolvimento desse texto. Nos dias atuais ainda há quem acredite inclusive professores que a relação ente alunos e professores devem ser exclusivamente no ambiente escolar e apenas com assuntos de maneira geral relacionada á escola entre tanto. “Estabelecer vínculos afetivos, de forma que não comprometam e não modifiquem a postura e a ética profissional é fundamental para o bom funcionamento do trabalho e para que o processo de aprendizagem aconteça de forma prazerosa para o professor e para os alunos”. (FRESCHI e FRESCHI 2013, p5). Quando se fala em educação sempre vêm em mente às concepções que Paulo Freire tem e partindo desse assunto o mesmo escreveu “O clima de respeito que nasce de relações justas, sérias, humildes, generosas, em que a autoridade docente e as liberdades dos alunos se assumem etica...